terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Palavras e seus reflexos


A essência das palavras
Escrever é uma arte semelhante a de um pintor que capta imagens e as transfere para a tela. Quando narradas através de palavras, o autor busca levar o leitor o mais próximo possível a expressividade da narrativa. Quando associada à mente ávida, reproduz sons, cores, aromas e sabores. Os sentidos são ativados por sensações que permitem a transposição de cenas paralelas e visualizadas. O poder das palavras contém um estágio de energia penetrando como seta quando lidas, impregnadas de essência formatada nas ações de quem as escreve.
Nada mais belo que a harmonia da escrita bem elaborada. Nada mais vexatório quando deturpada da informação verdadeira. A mensagem deve ser nítida e simples para que nesta forma seja interpretada.
A ironia e certa dosagem de irreverência, se bem usadas, poderão valorizar um conceito, porém, se exacerbadas o deturparão. Escrever é opinar e não se expor como detentor da verdade.
A exposição de palavras com elegância, aliadas a singeleza, deverá ser dirigida na conformidade de quem for lê-las. Como são livres, tanto poderá atingir o topo quanto a vulgaridade e sempre trarão no âmago a conduta transparente de quem as reproduziu.
Podem enaltecer ou arrasar, construir ou destruir. São capazes de ferir a alma e nela deixar cicatrizes indeléveis, pois permanecerão pairando no espaço sem fragmentarem-se. As palavras exprimem a poesia, a lágrima, o sorriso, o sofrimento, a alegria.
Detêm poder indescritível, o bálsamo que aplaca a desesperança. O veneno que acusa quando mentirosa; a legitimidade defensora do direito e da liberdade, quando verdadeira. Usá-las é desenvolver o dom privilegiado para engrandecer nunca para desmerecer o semelhante. São portadoras de energização. Elas criaram as leis que regem a sociedade. Através delas nosso dever é de deixar sempre uma mensagem do amor. São alimentadoras dos sonhos quando na busca do amor.
Mesmo quando expressadas silenciosas, reproduzem som que ecoa no infinito. Quem me dera, poder usá-las somente para comentar sobre o amor e o bem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse sonho de só usar palavras para expressar o bem e o amor , nada mais são do que utopias ambulantes , se isso existe.
Palavras são como flechas lançadas , uma vez ditas sempre ficarão nos nossos corações , umas matam outras matam também mas de puro amor ...

Adoro vir aqui .
Bjx

Me, Myself and I disse...

Ana ,

Vc tem razão , prefiro sempre as que matam de Amor , nem que seja para sofrer quase até a morte e depois renascer muito mais forte ...

Beijo
Venha sempre !!

Artsy-Fartsy disse...

Betão, vim ver postagens antigas suas. Sabedoria é o ar que se respira aqui.