sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Vou-me embora ...



Vou-me embora pra pasárgada


vou-me embora pra pasárgada
lá sou amigo do rei
lá tenho a mulher que eu quero
na cama que escolherei
vou-me embora pra pasárgada

vou-me embora pra pasárgada
aqui eu não sou feliz
lá a existência é uma aventura
de tal modo inconseqüente
que joana a louca de espanha
rainha e falsa demente
vem a ser contraparente
da nora que eu nunca tive
e como farei ginástica
andarei de bicicleta
montarei em burro brabo
subirei no pau-de-sebo
tomarei banhos de mar!
e quando estiver cansado
deito na beira do rio
mando chamar a mãe-d`água
pra me contar as histórias
que no tempo de eu menino
rosa vinha me contar
vou-me embora pra pasárgada

em pasárgada tem tudo
é outra civilização
tem um processo seguro de impedir a concepção
tem telefone automático
tem alcalóide à vontade
tem prostitutas bonitas para a gente namorar
e quando eu estiver mais triste
mas triste de não ter jeito
quando de noite me der vontade de me matar
-lá sou amigo do rei
-terei a mulher que eu quero
na cama que escolherei
vou-me embora pra pasárgada.


(Manuel bandeira)


Ps. Depois de ler um milhão de vezes , tive que postar Bandeira , um absurdo o que representa esse poema . Uma volta ao tempo , um "posso tudo", um paraíso virtual , a volta à infância , o sonho de tempo melhores .


7 comentários:

Unknown disse...

ele é simplesmente maravilhoso amigo...bjosssssssssssssssssssssss

Jana disse...

Ultimamente tenho lido e ouvido muito este poema, pois é um dos preferidos do Toti. Vejo que ambos têm um bom gosto incrível pra leitura.
Lindo, lindo! Parabéns , Betão!
Bjk.

Anônimo disse...

Se for para a pasárgada pode me chamar , lá só falta um pouco de vc .
O resto está perfeito .
Um beijo

Bruna Muller

Fernanda Watzko disse...

Há muito tempo que conheço e me interesso por Bandeira... Mas alguém especial me fez gostar ainda mais.

Beijos

Rosi Gouvêa disse...

Saudades eternas...
Bom estar de volta! Feliz por poder passear por aqui!

Beijos doces

Rosi Gouvêa disse...

E nunca me canso desse cantinho...
Mais uma vez alegre e encantada!
Obrigada por suas visitas!
Estou de volta...

Beijos doces e inspirações...

Anônimo disse...

Manuel Bandeira é fenomenal , traduz os sentimentos de um povo todo e porque não dizer : parte do mundo .
Revê-lo aqui com um de seus principais poemas foi de uma serventia ímpar .
Obrigada , sempre pelo seu espaço Beto .
Um beijo

Vania Dalponte