quinta-feira, 10 de abril de 2008

Sentir é estar distraído


Se eu morrer novo ,
Sem poder publicar livro nenhum,
Sem ver a cara que têm os meus versos em letra impressa ,
Peço que , se quiserem ralar por minha causa ,
Que não se ralem .
Se assim aconteceu , assim está certo .

Mesmo que os meus versos nunca sejam impressos ,
Eles lá terão a sua beleza , se forem belos .
Mas eles não podem ser belos e ficar por imprimir ,
Porque as raízes podem estar debaixo da terra
Mas flores florescem ao ar livre e à vista .
Tem que ser assim por força . Nada o pode impedir .

Se eu morrer muito novo , oiçam isto :
Nunca fui senão uma criança que brincava .
Fui gentio como o sol e a água ,
De uma religião universal que só os homens não tem .
Fui feliz porque não pedi coisa nenhuma ,
Nem procurei achar nada ,
Nem achei que houvesse mais explicação
Que a palavra explicação não tivesse sentido nenhum .

Nõa desejei senão ao sol ou à chuva -
Ao sol quando havia sol
E à chuva quando estava chovendo
(e nunca a outra cousa)
Sentir calor e frio e vento ,
E não ir mais longe .

Uma vez amei , julguei que amariam ,
Mas não fui amado .
Não fui amado pela única grande razão -
Porque não tinha que ser .

Consolei-me voltando ao sol e à chuva ,
E sentando-me outra vez à porta de casa .
Os campos , afinal , não são tão verde para os que
são amados
Como para os que o não são .
Sentir é estar distraído .


( Hoje F. Pessoa deu seu prefixo desde a madrugada , fazer o que ; postá-lo, inteiro , pleno , completo , sensível , o sol , a chuva ...a Vida .)

6 comentários:

Bianca Feijó disse...

Pois eu desejo que vc viva muito para continuar nos encantando com seus versos impressos ou não, pois a beleza que eles contêm nos encanta em qualquer lugar que eles estejam.

B.E.I.J.O.S

Artsy-Fartsy disse...

É, Betão... as palavras não conseguem expressar as idéias, por isso eu não conseguiria dizer propriamente o que sinto quando venho aqui. Isto não é um blog, mas um "retiro espiritual", um museu de arte sacra e profana, um "lugar". Você consegue, coerentemente com o que diz no intróito de sua página, dividir com os outros só as coisas boas.
Abraços!

Me, Myself and I disse...

Bianca , quem sou eu perto daquela fonte de inspiração que é seu lugar, by the way obrigado de coração, se consegui um suspiro minha tarefa já foi recompensada. Bj .

Fart amigo , dividir só as coisas boas com quem vem aqui foi a primeira idéia de quando começei , sua presença por aqui ilumina !!
Muito bom.
Abraço

Jana disse...

Suas palavras tocam fundo minh'alma. É muita sensibilidade pra um Homem só.Que bom que você existe!

Beijinhos

Jana Coppieters

Fernanda Watzko disse...

Noto que quanto mais eu tento prestar atenção nas coisas, mais elas fogem de mim...
Outro dia postei um texto da Clarice que fala sobre isso, ou quase isso...

Acho que o segredo é relaxar, abrir mente e coração e se deixar levar...

Fernando Pessoa não só foi, como continua sendo genial... fonte de inspiração e satisfação apara aqueles que tem o peito aberto...

Ai, nem sei mais o que estou escrevendo... perdoe a minha confusão!

Beijos

Anônimo disse...

Vc não haverá de morrer assim tão cedo , nem vc nem Pessoa que é eterno. E se for o caso , o mais importante é esse legado que deixou , cheio de alegria e poesia para os que vieram depois dele e de vc por consequencia .
Um amor .
Beijoca

Bruna Muller